segunda-feira, 31 de março de 2008

Medo de blogs e identidades construídas na internet

Quando alguém vai começar escrever um blog, sobre qualquer coisa, é importante para essa pessoa saber sua identidade. Uma segurança em sua própria pessoa e suas opiniões é necessário para o sucesso do blog. Também, é importante para essa pessoa ter um talento com a palavra escrita para não acabar em generalizações e nada mais profundo. Por outro lado, é fácil evitar generalizações se a pessoa só escreve o que acontece na sua vida cotidiana, e muitas pessoas têm blogs assim, mas que coisa mais chata! Vou dizer logo, que não sou uma pessoa com talento para a palavra escrita.

Existe um perigo num blog. A identidade construída para a internet parece estar sob o controle da pessoa que a constrói, mas na verdade, fica completamente fora de seu controle. “Um gesto vale por mil palavras.” Quando não tem um espaço para mostrar com ações o que somos, nossa identidade é expressa somente com a palavra escrita. Nossa identidade vai ter que aparecer dentro de textos curtos; isso é difícil.

Então para o primeiro texto, estou tentando avisar às poucas pessoas que vão ler esse blog que é importante tomar cuidado quando tentará dar uma identidade a alguém, mesmo que o tema do blog seja Identidade.

Depois dessa conversa, parece que não gosto dos blogs? Acertou. Não gosto, mas nesse contexto, eu consigo entender a importância. Somos um grupo de jovens dos EUA. Estamos aqui para aprender. Nesse caminho, se nós conseguíssemos nos envolver com a cultura, vamos questionar nossas identidades, talvez só um pouco, talvez muito. Nesse processo também vamos questionar as identidades das pessoas que estamos conhecendo. Dentro de nosso grupo, vamos ter experiências similares ou pelo menos uma base para entender nossos colegas, então o blog serve como um lugar para aprender um com o outro mas também para ganhar uma perspectiva de pessoas fora de nosso grupo.

Penso muito em identidade e a única coisa que tenho certeza em dizer é que identidade é pessoal. Descrever a identidade do outro é um jogo perigoso. É como descrever o corpo do outro; você acha que é óbvio que essa pessoa é jovem, magra, forte, saudável, mas por dentro essa pessoa não sente nada dessas coisas por causa de sua mente ou que o corpo realmente não é como parece.

Então, um pouco sobre mim e como cheguei nesse ponto escrevendo para um blog de estrangeiros no Brasil. Sou Julie. Estudo no Mount Holyoke College (uma faculdade de mulheres...que coisa estranha) e faço Estudos da América Latina. Já morei no Brasil por um ano no Rio Grande do Norte; uma experiência que me deu tanto vontade de voltar para aprender mais. Quero desenvolver um melhor entendimento desse país e do povo brasileiro.

Um comentário:

Katie disse...

Você tem um talento para a palavra escrita sim! Eu acho interessante sua postura que quando nós lemos um blog, estamos construindo ou "dando" uma identidade a essa pessoa. Mas não acho isso um perigo tão grave quanto parece. Eu acho palavras a maneira mais eficiente para expressar a identidade, depois de ações, é claro! Bom, vou pensar mais nisso... gostei do seu blogpost!