é estranho mas verdade que a minha cidade, um subúrbio de Boston (ocapital do meu estado) me motivou vir pro Brasil. Poucas pessoassabem, mas a área de Boston tem talvez a maior população deBrasileiros fora do Brasil! (è difícil calcular exatamente o númeropor causa da imigração ilegal). Eu trabalhei por 2 anos numa escolapara crianças que tinha quase 70% crianças de pais brasileiros. Isso me fez começar a ficar apaixonada pela língua e cultura do Brasil. Eudecidi incorporar a cultura dos meus alunos ná minha própriaidentidade, e comecei a fazer cursos de português na minhauniversidade.Agora que eu estou no Brasil, continuo aumentando minha identidadecomo um estrangeiro na cultura Brasileira. Acho que a coisa que estámudando mais é meu conceito de tempo. Lá nos EEUU, sempre eu sinto compressa, preocupada com as minhas tarefas e o futuro. Mas aqui estouaprendendo a relaxar e morar no momento. Eu sei que isso tem MUITO aver com o estilo de vida que eu estou curtindo aqui (só 4 aulas,trabalho nenhum, praia praia praia...) mas também eu me sinto que odesenvolvimento do meu novo conceito de tempo vai continuar quandovoltar pros EEUU. Espero que a minha experiência no Brasil vai fazerque as partes melhores da minha personalidade surjam e as partes ruins sumam.
domingo, 23 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Aqui no Brasil estou aprendendo muito mais sobre os lugares onde moram os brasileiros nos EUA do que eu sabia antes de viajar. Para mim, era quase impossível encontrar um brasileiro lá, em Minnesota em particular. Agora tenho vontade de ir para Boston, talvez para a pos-graduação para seguir falando em português e manter uma conexão ao Brasil. Ainda não sei se Chicago, mesmo que seja uma cidade muito grande, tem algum bairro de brasileiros, ou, na realidade, qualquer povo que fala português.
Depois eu fiz intercambio no Brasil a primeira vez, votlei para os EUA com tanto saudade do Brasil que procurei brasileiros em todos os cantos. Morando em Pittsburgh...não encontrei muitos. Mas ficei tão feliz quando minha irmã mudou para Boston e alugou um apartamento no bairro de Allston. Ela me mandou emails dizendo "Julie, só tem a bandeira do Brasil no meu bairro." Talvez para alguém sem ligações ao Brasil, a bandeira do Brasil não tivesse visto, mas para minha irmã, ela percebeu cada loja e padaria brasileira.
Agora que tenho essa vida estudando o Brasil e a lingua portuguêsa, eu entendo um pouco melhor como uma população como os brasileiros no area metropolitano do Boston pode influenciar tanto sua vida. Já li varias artigos sobre sua cidade (é Framingham né?) e a comunidade transnacional que a cidade representa. Não pensei muito até agora, como é para os não brasileiros que moram nessas comunidades transnacionais? È óbvio que a comunidade tem influencia na construção de sua cultura e até sua identidade, seja brasileira ou não.
Postar um comentário