quinta-feira, 12 de junho de 2008

Saudades

Minha experiência aqui no Brasil tem sido diferente de todas as experiências que eu já tive no passado. Nunca tive a oportunidade ter uma aventura assim—a oportunidade de viajar a um outro continente para aprender tudo que podia sobre uma cultura diferente, para viver com nativos dum país,e praticar uma língua que não era minha.

Quando eu voltar aos Estados Unidos, eu vou ter saudades de viver num mundo onde todas as coisas são novas e interessantes. Aqui, mesmo ligar a televisão oferece a oportunidade para aprender palavras novas, praticar ouvindo o português falado rapidamente, e observar as maneiras engraçadas em que as propagandas e programas de televisão como as novelas, são bem diferentes das propagandas e programas americanos.

Aqui, existe um monte de coisas para descobrir cada dia. Cada vez que eu exploro uma parte nova desta cidade, sinto que estou aprendendo mais sobre Salvador e a cultua desta cidade. Quando eu voltar, eu vou ter saudades da sensação de estar entusiasmada e descobrir mais e mais sobre a cultura e a cidade a minha volta.

É difícil começar a listar as coisas específicas das quais eu vou ter saudades porque há muitas! Vou começar com...a beleza de Salvador. Ver o mar azul quando abro a porta de meu apartamento. A presença do mar lindo, situado ao lado da cidade. A comida aqui. A combinação deliciosa de granola crocante, banana doce, e açaí cremoso. Frutas frescas e tropicais. Manga. Mamão. A música, especialmente a música afro-brasileira de percussão. O Forró ao vivo, que não pode ser encontrado em nenhuma outra região do mundo. A dança. Vou ter saudades de sambar! Uma cultura cheia de pessoas que adoram dançar, divertir-se, e que são calorosas.  Meus amigos. Gente boa que conheci em minhas aulas universitárias brasileiras. Gente boa que conheci em meu programa de intercâmbio. A experiência de estar explorando este mundo com outras amigas que estão explorando este mundo ao mesmo tempo. As conversas entre nós sobre a cultura aqui, que ninguém de nosso país entenderia.

E a última coisa...o Português. Esta oportunidade de viver num mundo onde todas as pessoas falam em português tem sido incrível. Eu amo esta língua e o desafio que ela apresenta. Com cada conversa com uma pessoa brasileira, e cada vez de assistir um filme existe uma oportunidade para aprender mais uma palavra, e melhorar. Eu tenho certeza que eu vou sentir falta do português e o desafio divertido que me apresentava. Eu sei que eu vou querer continuar falando nesta língua quando eu voltar.

Este semestre tem sido cheio de experiências novas e inesquecíveis, e as coisas novas que aprendi sempre vão ficar comigo.Adeus, Gringos Tagarelas. O semestre com vocês tem sido um semestre bom 

Nenhum comentário: