quarta-feira, 14 de maio de 2008

"Cuidado com Homens Brasileiros"

Antes de sair dos Estados Unidos para o Brasil, minha mãe, que é carioca, me avisou "Cuidado com os homens brasileiros." Eu ri, e lhe disse que seguiria o conselho dela. Quando eu cheguei no Brasil, uma coisa interessante foi que cada vez que eu falava com uma mulher brasileira, a mensagem de minha mãe era repetida. Quando minha "mãe"-hospedeira de São Paulo me avisou a mesma coisa, e ri de novo. Mas ela tinha uma expressão grave. "Eu sei que parece ser engraçado, mas é muito sério. Os homens brasileiros são muito doces com suas palavras, e também muito persuasivos, mas você tem que ter cuidado com eles."

Duas semanas atrás eu estava voltando do interior da Bahia para Salvador com minha aula de Saúde Pública da UFBA. A conversa chegou ao assunto Estados Unidos e então todas as minhas colegas brasileiras me perguntaram com entusiasmo sobre a diferença entre homens brasileiros e homens norte-americanos. Eu tinha muito dizer! Comecei dizendo que lá, nos EUA, existe a idéia do que um homem precisa agir com sutileza quando gosta de uma mulher. Ele não vai dizer imediatamente que é "apaixonado" por uma mulher, como os homens brasileiros fazem aqui em Salvador. Ele vai prestar mais atenção á mulher de que gosta, fazer alguns favores para ela, e provavelmente tratá-la como uma pessoa especial.

Minhas colegas acharam esta idéia muito romântica! Imediatamente me disseram que os homens brasileiros não eram assim, e que eles eram "ruins." Segundo elas, os homens brasileiros gostam de ficar com muitas mulheres, mesmo que seja em relacionamentos "sérios." Elas falaram que uma mulher nunca deve acreditar nas coisas que homens brasileiros falam, porque dão os mesmos elogios a todas as mulheres. "Você é a mulher mais linda que eu já vi na minha vida," "Sou apaixonado por você," "Adoro e amo você"—todas são linhas vazias. Segunda minha turma, a maioria dos homens brasileiros são mentirosos, safados, e "ruins" em geral, e os únicos homens que são bons são os poucos que não são como a média. Elas indicaram alguns homens da aula e disseram que eles seriam namorados bons, porque não eram como todos os outros homens. Depois da conversa, eu notei que de novo, a mensagem "Cuidado com os homens brasileiros" foi repetida. Eu achei muito triste que minhas colegas podiam dizer sinceramente que em geral, o homem brasileiro típico é desonesto. Ainda fico surpreendida que este grupo de mulheres tenha sido tão unanime com sua conclusão sobre homens aqui.

Recentemente, eu estava tomando açaí com um rapaz brasileiro bonitinho, Diego, que conheci através meu amigo. Foi a terceira noite que ele me convidou sair e comer ou beber alguma coisa com ele. Não considerei ele namorado mas com certeza o tempo que passamos juntos tinha um clima romântico. Nós conversamos muito e aquela noite o tópico de namorados surgiu na discussão. Depois de falar um pouco, por alguma razão eu estava sentindo que havia uma coisa que ele não estava dizendo. Perguntei se ele tinha namorada.

"Tenho," ele falou, com total tranqüilidade . Fiquei bem surpreendida! "Por quanto tempo estão juntos?" eu perguntei. "Quatro anos,"foi a resposta dele. Quatro anos! eu pensei incredulamente. Eu disse a ele que era safado por estar comigo! Ele respondeu com a mesma tranqüilidade, "Sou. Mas, não é melhor ser um safado honesto do que um safado desonesto?" Depois de pensar e decidir que eu estava de acordo que é melhor ser safado honesto, ele continou falando.

"Na realidade, sou safado duas vezes,"ele falou, e olhou para mim com um sorriso brincalhono. "Duas vezes?" eu perguntei, sem saber o que significava. "Sim, duas vezes. Um, fico com muitas mulheres. Dois, fico com mulheres fora de meu relacionamento." Nós continuamos conversando e eu aprendi mais sobre seu relacionamento com sua namorada, e o fato de ele não ver problema em ficar com outras mulheres. Aquela noite foi uma noite inesquecível.

Alguns dias depois, pensei em Reinaldo, um rapaz bonitinho que conheci numa sorveteria na Barra. Nós nos falamos muito sempre que eu compro sorvete e descobri que ele tem a mesma idade que eu e que estudava também. Ele tinha me pedido meu número de celular e me convidado para sair durante o fim de semana. Eu decidi ligar para ele, para conversar. Quando eu liguei, uma mulher atendeu. Ela falou que não, Reinaldo não estava lá. Alguns segundos depois, aprendi que eu estava falando.....com a esposa dele. E...como minha noite com Diego, aquela tarde foi uma tarde para lembrar.

Parece que não ser digno de confiança é um padrão dos homens brasileiros. De meu ponto de vista, é claro que a falta de lealdade é uma manifestação do machismo que está na fundação da cultura brasileira. Se ser desonesto e ter relações extraconjugais é comúm aqui, é possível que o conceito de um relacionamento é mais flexível aqui do que nos paises onde as relaçoes extraconjugais são menos comúns. É possível que quando duas pessoas entram num relacionamento no Brasil, existe uma compreensão que a lealdade não será realizada. Como uma pessoa que valoriza relacionamentos e que acha que um relacionamento entre duas pessoas que se amam deve ser uma coisa sagrada, para mim é difícil entender como esta sociedade permite o desrespeito dos relacionamentos continua, sem consequüencia. Depois de observar o dinâmico entre homem e mulher aqui, eu posso dizer com certeza que que não gostaria de ser mulher aqui. Eu destestaria ficar sem saber se meu homem estivesse me dizendo a verdade. ~

7 comentários:

val disse...

alanna,
ADOREI. esta coisa de namorar com brasileiros é um negocio interessante, né....acho que o melhor, para nossa turma de gringas, seria só nos divertir com eles enquanto estivermos aqui, com a realidade da situação na mente, sem expetativa nenhuma!!

Kyle disse...

Esse texto me faz pensar muito. Depois de ler ele, eu fique pensando nos homens nos Estados Unidos, nas relações entre mulheres e homens que eu conheço, nas relações dos brasileiros nas minhas aulas e sobretudo nas relações entre os pais que eu conheci aqui. Eu tenho que concordar que os pares que eu conheco nos Estados Unidos são bem diferentes que os casais brasileiros que você descreve no seu texto. Mas eu também sei que eu só conheco uma miuda porcentagem das pessoas nos Estodas Unidos, e que impossível generalizar baseado nas pessoas que eu conheço atraves de meus pais ou minha faculdade. Da mesma maneira, você só está conhecendo uma miuda porcentagem de homens aqui, sobretudo os homens que frequentam os lugares turisticas e iniciam conversas com mulheres lindas e gringas. Talvez esses homens não representem muito bem todos os homens brasileiros (na verdade, eu não sei, é só uma pergunta). Mas eu fique pensando muito depois de ler esse texto, portanto, obrigado!

Seu Drake disse...

Muito obrigado por compartilhar tantas detalhes da sua vida pessoal conosco. Não tô brincando, não! Sendo homem heterossexual, eu ainda não tive o prazer duvidoso de observar o "game" (se existe uma gíria adequada, me avise por favor) dos brasilerios em movimento. A situação é muito interessante, que num "país católico", até os homens casados costumam dormir com muitas mulheres. Pessoalmente, creio que nos EUA os amantes fora do casamento tendem ser constantes: o (a) marido(a) infeliz começa outra relação para procurar alguma coisa específica que está faltando no casamento, e nem sempre sexo. Não posso falar pelos homens brasilerios: não sei o que é que eles estão procurando. Só posso dizer que, se alguém já resolveu ser safado, é sim melhor ser safado honesto...

Unknown disse...

Sério, eu que sou um homem brasileiro e me senti insultado com tudo isso! Eu não sou safado, traídor ou coisa parecida! Que abdurdo!

Deborah disse...

Infelizmente é a realidade brasileira! Namorei, com indas e vindas, 8 anos !!! E nesses 8 anos NUNCA me vi em uma situação romântica, de cuidado e de lealdade!Em um relacionamento relâmpago com gringo, alguns poucos meses, TIVE quase tudo que almejei meus 8 anos de insistência! É uma vergonha assumir isso, mas a procura pelo gringo é maior pelo simples fato da visão dele sobre a mulher! Pode perguntar pra qualquer brasileira que tenha tido algum relacionamento com gringos quem ela prefere!!! A resposta será clara e rápida!

Deborah disse...

Infelizmente é a realidade brasileira! Namorei, com indas e vindas, 8 anos !!! E nesses 8 anos NUNCA me vi em uma situação romântica, de cuidado e de lealdade!Em um relacionamento relâmpago com gringo, alguns poucos meses, TIVE quase tudo que almejei meus 8 anos de insistência! É uma vergonha assumir isso, mas a procura pelo gringo é maior pelo simples fato da visão dele sobre a mulher! Pode perguntar pra qualquer brasileira que tenha tido algum relacionamento com gringos quem ela prefere!!! A resposta será clara e rápida!

Deborah disse...

Infelizmente é a realidade brasileira! Namorei, com indas e vindas, 8 anos !!! E nesses 8 anos NUNCA me vi em uma situação romântica, de cuidado e de lealdade!Em um relacionamento relâmpago com gringo, alguns poucos meses, TIVE quase tudo que almejei meus 8 anos de insistência! É uma vergonha assumir isso, mas a procura pelo gringo é maior pelo simples fato da visão dele sobre a mulher! Pode perguntar pra qualquer brasileira que tenha tido algum relacionamento com gringos quem ela prefere!!! A resposta será clara e rápida!