segunda-feira, 12 de maio de 2008

O Diário Metropolitano


Uma amiga me avisou de uma parte do site do New York Times na internet, o “Diário Metropolitano”: uma página de histórias únicas da cidade de Nova Iorque, escrito pelos que melhor conhecem a cidade, os cidadãos. Eu gostaria de criar algo parecido aqui no blog, então hoje seria a primeira parte deste trabalho...

Um dia qualquer, eu entrei no ônibus de mau humor (tinha despertado assim), indo para aula. Sentei numa cadeira no centro, não tinha ao lado da janela como prefiro, com ainda pior humor. Eu estava preparada a passar um daqueles dias que eu digo que “não vai funcionar”. Você sabe, um dia que não importa o que você tenta fazer, não vai conseguir o que queria.

No mesmo ponto de ônibus, onde eu subi, um homem de idade, com mais rugas no rosto do que tinha a minha avó, subiu na parte dianteira do mesmo ônibus. Eu estava determinada a não ver pessoas desafortunadas este dia, que no Brasil é o único modo de se sentir merecidamente num mau humor. O homem sentou-se calmamente, e começou a bater sua bengala ritmicamente no chão. De repente, uma voz cantada, forte e sábia, saiu dele, batendo o mesmo ritmo da bengala. Ele levantou da cadeira no ônibus já em movimento, e deixando a bengala, continuou com o ritmo usando moedas na mão. Ao final da canção, um homem quase da mesma idade, agradeceu-o por lhe dar um pouco de luz naquele dia chuvoso.

Senti isso também, mas fiquei quieta na cadeira. Até hoje, ele não me conhece, mas eu vejo ele no ônibus, e fico feliz.

Por favor, se comentar, deixe uma história da cidade de Salvador...

Nenhum comentário: