segunda-feira, 26 de maio de 2008

a sexualidade na conversa cotidiana brasileira

No Brasil, como em qualquer outro país, a sexualidade afeita todos os aspetos da vida. Uma coisa que eu quero discutir neste blog é o assunto da sexualidade nas conversas cotidianas dos brasileiros. Umdia, eu estava passeando com meu namorado brasileiro e eu estavacontando para ele alguma historia engraçada que aconteceu com minhaamiga quando ela estava ficando com um homem brasileiro, (não voucontar os detalhes dessa história aqui, rsrs). Depois que eu contei eele deu risada, eu perguntei para ele "Entre você e os seus amigos, sediscutarem muito suas vidas sexuais?" Ele imediatamente respondeu "Nãomesmo, não assim como voces americanos." Eu perguntei o que issoqueria dizer, e ele respondeu que achava que eu e meus amigosamericanos sempre falam de sexo, sexo, sexo. Aí ele falou que nãoachava isso certo porque a vida sexual é algo privado na opinão dele.Ele falou que quase nunca se discute os detalhes de encontros sexuaiscom os amigos (não sei se acredito...). Eu fiquei muito impressionadae queria saber mais, então perguntei, "E as meninas brasileiras, falammuito de sexo entre si?" De novo, respondeu que achava quenão. Ele falou que "normalmente amulher jovem brasileira se presenta como virgem até que se casar." Euachei isso incrível! Como é que a sexualidade pode ser tão ausente nafala dos cidadãos do país conhecido no mundo entero pela suasexualidade liberal? Eu fiqeui um poquinho ofendida poís eu penseique ele pensasse que eu falava demais da minha vida sexual com asminhas amigas, e queria dar minha opinão. "Mas, o sexo ocupa umagrande parte de nossas vidas, né?" Eu falei, "Então, não vejo problemanenhum em discutir isso com as pessoas com quem eu convivo. Entrenós, não é nada para ter vergonha. Eu acho muito saudável conversarsobre o sexo." Bom, na verdade não posso terminar com este blog comalguma conclusão profunda, porque eu só sei a opinião de um brasileirosobre o assunto do sexo na conversa normal entre brasileiros. Alguémpode compartilihar alguma conversa semelhante à minha para podermosdescobrir o que é que os brasileiros falam de verdade entre amigosquando as portas estão fechadas?!

Nenhum comentário: