domingo, 1 de junho de 2008

Domingão do Choqão


Qualquer pessoa que já tenha ligado a televisão de tarde num Domingo no Brasil provavelmente já viu a porcaria que é o Domingão do Faustão. A primeira vez que eu vi aquilo, nem acreditei que era de verdade.
“Que coisa mais ridícula,” eu pensei ao ver o cara, Faustão, que mais parece com um sapo enorme na frente de trinta mulheres, magras, bonitas e, é claro, pouco vestidas. Durante o show, o qual eu ainda não consegui assistir na sua inteireza, as mulheres, nas suas saias curtíssimas e tops brilhantes, dançam atrás de Faustão, que apresenta pessoas com talentos estranhos e entrevista músicos e estrelas de novelas.
A primeira coisa que surgiu na minha mente naquele momento foi, “Por que Faustão não tira a camisa dele e dá suas entrevistas enquanto samba em saltos extremamente altos?” Me pareceu uma injustiça enorme que, enquanto um homem, completamente vestido faz um show, um monte de mulheres usando pouco mais que biquinis e sapatos com saltos enormes o acompanham, explodindo em dança a cada cinco minutos. Porém, pensando melhor, percebi que Faustão também merece a minha pena. É muito provável que, se ele fosse mais malhado, mais jovem, se ele parecesse um pouco mais com Rodrigo Santoro e menos com um sapo, ele não teria que ter uma tropa de dançarinas às suas costas.
Mas, de forma assustadora, onze meses depois de ver essa exposição pela primeira vez, já não me parece tão estranho. É lógico, penso eu, todo show tem que ter pelo menos uma mulher quase nua dançando ou cantando ou de outra maneira se mostrando. Se não, quem é que vai assistir?
Assustador, esse tipo de pensamento. E foi justamente essa filosofia que me chocou após ter chegado aqui, que mulheres na televisão, e conseqüentemente no mundo afora também, devem ser bonitas e devem estar se mostrando, porque não basta ser talentosa ou inteligente.
Não está certo. No entanto, talvez não seja um problema somente de machismo. Parece ser uma questão do que pessoas querem ver num Domingo de tarde...

2 comentários:

Gabriela Cravoecanela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriela Cravoecanela disse...

Acho que nunca me acostumei com aquele homem ou assistir aquele show dia de domingo. A semana passada, eu estava assistindo o jogo com um amigo, e ao terminar do jogo, o “Domingão” começou sem a gente se dar conta, até que eu virei para ele, e perguntei “por que”? Não foi exatamente o “por que estamos assistindo esta porcaria” tanto como um “por que existe esta porcaria”. Ele respondeu que era o governo conspirando a deixar os Brasileiros doidos enquanto ele ficou enrolando o povo e roubando-o. Fez sentido para mim, e nos desligamos a televisão.