domingo, 8 de junho de 2008

Eu Não Vou Ter Saudades, Não

Um poema por Kyle Gerry

Olha gente, eu não vou ter saudades, não
Nem do mar, nem do povo, nem da comida
Nem do Beijú dos Artistas,
Nem da mulher do "Açaí da Barra"
Que tem um sorriso mais doce que o suco de abacaxi
Que vem da fruta mesmo

Olha gente, eu não vou ter saudades, não
Vejam, eu estou fazendo a mala agora mesmo.
E tudo de que preciso
Para prover as saudades
Para eliminá-las antes de nascerem
Vai caber
Mesmo que eu tenha que alugar um avião só para ess mala.

Primeiro vou colocar as coisas mais importantes.
Elas são as coisas mais queridas, sabe?
O oleo de dendê, a abará, minha professora de dança-afro,
Vocês podem não acreditar em mim, mas tudo cabe.

Depois vem minha mãe brasileira e a empregada dela,
E pelas ruas de Nova Iorque a gente vai passar.
Eu também vou levar o feijão preto e a farofa,
Os quais minha mãe verdadeira vai cozinhar e arrasar.

Em cada esquina vou botar um estudante da minha aula de inglês
Embora a maiora deles me fizessem beber mais caipirinhas,
O que me lembra de levar a cachaça e o açúcar
Para usar antes de ir dançar forró nas festas nas esquinas.

Em cima desses objeitos queridos eu vou jogar,
A praia em frente da Sorveteria da Ribeira,
E também os sabores de tapioca e brigadeiro,
sem esquecer as pulseiras que eu comprei ao descer a ladeira.

E vamos fechar essa mala bem arrumada agora mesmo
E começar a aproveitar todos os bolsos,
Colocando um pouco de água de coco, sol e música de Ivete Sangalo,
para brincar, festejar e impressionar os moços.

Olha gente, eu não vou ter saudades, não
Nem do mar, nem do povo, nem da comida
Nem do Beijú dos Artistas,
Nem da mulher do "Açaí da Barra"
Que tem um sorriso mais doce que o suco de abacaxi
Que vem da fruta mesmo

Olha gente, eu não vou ter saudades, não
Vejam, eu acabei de fazer a mala agora mesmo.
E tudo de que precisava
Para prover as saudades
Para eliminá-las antes de nascerem
Já couberam
Mesmo se eu tivesse que trazer o país tudo.

4 comentários:

Julie disse...

Mentira!
Vai ter saudades sim senhor!
Acha que a mulher do Açaí da Barra vai sorrir assim quando ela está nas ruas frias de Nova Iorque tentando vender seu açaí na tigela num inverno tão frio que nem precisa congelador para o açaí?
Acha que sua mãe hospedeira vai ter tempo para acostumar-se à vida Nova Iorquenha? Não esquece que a vida dela é muita corrida!
Acha que levando as crianças da creche vai matar suas saudades? Eles já são demais, e agora imagine tentando ajudar essas criançinhas malucas veste-se nos casacos para uma nevasca. E imagine tentando evitar uma luta de bolas de neve!
Se você quiser trazer todo isso, não vai dar mais espaço para seu próprio país! Tem que ter saudades porque nem sua mala, nem sua mente cabem o mundo!

Katie disse...

adoreiiiiii! também tô com "denial", estou até animada para voltar, mas sei que uma vez que chegue lá, vai ser horrivel!!

Caitlin disse...

Meu Deus, rapaz, você é poeta mesmo! Adorei! Sua mãe brasileira vai te visitar também? Eu vou combinar com meus pais hospedeiros em Washington esse agosto, acho que eles também vão para Nova Iorque... nossa famílias brasileiras devem combinar lá nos Estados Unidos. Mas que elogio bonito!

Denise disse...

Que lindo, esse texto! Acho que vou pegá-lo emprestado para levar para meus alunos estrangeiros. POsso?