domingo, 8 de junho de 2008

Minhas Saudades


Tem duas coisas particulares que vão me deixar com saudades quando eufor embora do Brasil daqui a duas semanas. A primeira coisa da qualeu vou ficar com muitas saudades é um negocio que eu amo e detesto aomesmo tempo: andar pela cidade. Como já reclamaram muitas mulheresneste blog, a "música" dos homens brasileiros faz com que eu fiquemuito chateada quando ando por Salvador. Mas depois de cinco mesesaguentando isto, já acostumei e aprendi a ignorar e não deixá-lo meencher o saco. Eu adoro voltar andando das minhas aulas no Largo 2 deJulho para minha casa que fica no Chame-Chame, descendo a ladeira eficando na sombra das árvores gigantes e lindíssimas da Vitória. Medá um tempinho para ficar quieta na minha mente e refletir sobre o queestá acontecendo na minha vida e tentar dar sentido a todas asconfusões que vêm quando se mora num pais estrangeiro. Cheguei a muitasconclusões importantes enquanto descia pela ladeira da Barra. Adorotambém andar pela orla e me sentar por um pouquinho em frente ao mar.Apesar de ser uma cidade barulhosa e perigosa, Salvador tem um jeitoparticular de fazer você sentir que toda a beleza aqui foi feita sópara os seus próprios olhar curtirem. Esta é a segunda coisa da qualeu vou sentir saudades – a beleza natural que é oferecida em abundância aqui naBahia. Eu já vi muitas coisas esplêndidas, como a floresta ao lado domar em Itacaré e as cachoeiras da Chapada Diamantina. Mas eu achoque a maioria das minhas saudades da natureza do Brasil vai ser doPorto da Barra. Entre ver uma tartaruga enquanto mergulhava atéassistir inúmeros pôres-do-sol bonitões, eu sempre vou ter muitas boaslembranças dos dias que passei com os meus queridos no Porto. Bom,aqui eu termino este blog porque estou ficando triste por pensar tantona minha saída deste pais maravilhoso!

Um comentário:

Kyle disse...

Val,

Agora eu estou sentindo bem triste também por causa do seu blog! Muito obrigado! Porém, acho que você está falando sobre uma coisa muito importante na vida de um estudante de inter-câmbio. A gente tem tantas novas experiências, sejam dentro da sala da aula, em casa com nossa familia brasileira, nos clubes, etc. E as vezes é muito dificil pensar nessas coisas enquanto que elas estâo acontecendo. Mas depois, nas transicões entre essas coisas, no caminho entre casa e aula de português, a gente começa entender tudo isso melhor. Eu sinto a mesma coisa. Obrigado por ter compartilhado isso!