segunda-feira, 9 de junho de 2008

Saudades Saudades Saudades

A primeira vez que fui embora do Brasil, quase não agüentei as saudades. Minha vida brasileira não é nada parecida com minha vida nos EUA, então senti saudades não só de coisas ou pessoas, mas de um estilo de vida. É difícil saber o que vai fazer falta na vida antes de sentir aquela falta. Às vezes é uma coisa tão normal e sem graça, mas fico pensando e realmente sinto a falta. Por exemplo, sinto muito a falta dos ônibus nos EUA, mas imagino que vou sentir falta desses ônibus loucos daqui. Vou entrar num ônibus lá nos EUA, achar um assento com facilidade, e começar a ler. Depois vou pensar, “que isso”? Vou sentir falta pelos motoristas malucos, o ônibus cheia de gente, e a idéia de eu ficar em pé segurando e tentando não parecer com Tarzan na selva.

Carinho: as pessoas aqui são muito carinhosas. Como uma americana fria, penso que não preciso do carinho de cada pessoa que conheço, mas gosto do mesmo jeito. Eu gosto da maneira de viver em que cada pessoa nova merece beijinhos no rosto, na chegada e na saída. Gosto de como minha mãe toca minha cabeça quando ela está conversando comigo e eu adoro como as crianças na creche me chamam de tia (mesmo que eles estejam me tratando como uma madrasta malvada).

Comida: Leia meu blog “Você é o que você come” e vai entender quanto eu vou sentir saudades da comida e do suco.

Karin: Vou sentir muito falta de minha amiga mesmo que ela não seja brasileira, ela fez uma grande parte de minha vida aqui. Vou sentir saudades de nossas viagens juntas, nossas piadas, e nossa habilidade de arrasar em todos os lugares.

Família: Outro dia eu estava brincando com minha irmã aqui, soltando piadas com ela e pensei que é tão normal eu estar aqui vivendo numa outra língua e fazendo uma parte dessa família. Então vou sentir saudades da facilidade de brincar e conversar com minha família aqui. Provavelmente vou ficar um pouquinho perdida sem uma mãe me dando tanta comida que não agüento mais. Já tenho saudades de minha outra família brasileira. Ajuda que eles estão no mesmo país, ainda que signifique que não os veja mais, a idéia de poder viajar para a casa deles com mais facilidade me deixou com mais tranqüilidade nesse semestre. Família é tudo para mim e bons amigos fazem uma parte de minha família, mas a minha família nunca está completa e me deixa com saudades sempre.

Finalmente, vou sentir saudades de minhas palavras favoritas: saudade (quem não adora essa palavra?) e arrasar.

Nenhum comentário: