sexta-feira, 6 de junho de 2008

Um elogio à comida brasileira

Quando eu penso nas coisas brasileiras de que vou ter saudades depois de eu voltar para os Estados Unidos, as primeiras coisas que aparecem na minha mente são pessoas: meu namorado, meus amigos, meus professores. Mas eu sei que posso encontrar um namorado, amigos e professores facilmente em qualquer país (não se preocupe, gente, estou brincando!) e o que não consigo encontrar no mundo inteiro é a comida brasileira. Meu Deus no céu, eu adoro comer aqui: doce, salgado, fresco, apimentado... tem tudo na Bahia.

Adoro ir à Ribeira para tomar um sorvete de amendoim com calda de chocolate e sentar-me ao ar livre olhando os barcos. Quando vou a um churrasco para o aniversário dum amigo, só como pasteis doces de goiabada e brigadeiros porque sou vegetariana, que é ruim para minha saúde mas perfeito para meus gostos porque eu adoro açúcar como se fosse formiga. Também fiquei completamente apaixonada pelo chocolate Sonho de Valsa depois quee recebi um grande ovo de Pascoa dessa marca--e fiquei complteamente enjoada quando eu comi o ovo inteiro em três dias.

Quando eu viajo, um americano sem presunto e suco Del Valle me sustentam. Como pão de queijo como se fosse pipoca, e depois duma noite bêbada de dançar forró, uma pequena esfiha de queijo de Habib's é a café de manhã perfeita. A barraca na Praia Buracão tem o melhor aipim frito em Salvador, com queijo e sal e catsup, e quando estou esperando pelo ônibus em Rio Vermelho para voltar a casa depois dum dia de tomar sol, sempre peço um beiju quente com tomate seco e catupiry de Beiju dos Artistas.

Vou ter tantas saudades da fruta brasileira que é cara demais nos Estados Unidos: nunca mais vou beber suco de carambola, de maracujá, de acerola, de goiaba; não vendem acaí na tigela nas lanchonetes americanas; não tenho o dinheiro suficiente para comprar um abacate toda semana para fazer uma vitamina para o café de manhã. Ai, vou ficar tão triste (e doente, por falta de Vitamina C).


A primeira refeição que eu comi em Salvador foi uma moqueca de legumes num restaurante baiano no Pelourinho, e fiquei muito contente de ver todos os pratos cheios de feijão, arroz, salada, vatapá e molho de pimenta. Adoro o sabor forte de leite de coco com azeite dendé, e o sofrimento da barriga depois de comer uma moqueca completamente vale a pena. Sempre fico animada quando meu pai hospedeiro volta para Salvador do trabalho dele no interior da Bahia, porque ele sempre quer ir a Itapuã para comer acarajé da Cira. Como sou do Sudeste dos Estados Unidos, onde fritamos tudo, adoro umo acarajé bem frito, cheio de vatapá e salada e pimenta, com um bolinho de estudante para sobremesa e uma lata de Guaraná Antárctica estupidamente gelada... que gostoso!

Mas acho que vou ter tantas saudades dessas comidas porque cada merenda, cada prato leva uma lembrança feliz do meu tempo aqui no Brasil. Quando penso em alguma coisa que eu comi aqui, me lembro de novos amigos, duma música bonita, duma noite divertida de dançar, duma praia que parece um paraíso, duma viagem louca... e começo a chorar porque tenho que me despedir de tudo e não quero. Mas pelo menos vou emagrecer um pouco quando eu voltar!

Nenhum comentário: